Exames Diagnósticos

O que acontece quando não dormimos?

poligrafia

Poligrafia

O exame de poligrafia é utilizado nas investigações de ronco e apneia. A avaliação possibilita monitorar a atividade cardiorrespiratória durante o repouso, com o registro da respiração, da oxigenação sanguínea, dos batimentos cardíacos e de outros aspectos importantes para a compreensão da qualidade do sono.
exame-poli-com-eeg

Polissonografia com EEG

A Polissonografia com EEG avalia a atividade elétrica cerebral, os movimentos oculares e os sinais de relaxamento ou musculares durante o sono. O exame também monitora o desempenho cardiorrespiratório.
titulacao-de-cpap

Exame de Titulação

É um exame destinado a guiar o tratamento do ronco e da apneia do sono. Pode ser utilizado para definir a pressão certa para calibração do aparelho de CPAP ou para o avanço do aparelho intra-oral.
teste-de-multiplos-latencias

Teste de Múltiplas Latências (TLMS)

O TLMS é um exame destinado ao registro de sonolência excessiva e da presença de sono REM durante o período diurno. É utilizado no diagnóstico da narcolepsia ou de outras doenças relacionadas ao ato de dormir.

Tratamentos do Sono

cpap

Continuous Positive Airway Pressure (CPAP)

O Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) é considerado o tratamento mais eficaz nos casos em que há o diagnóstico de apneia do sono moderada ou grave. A expressão em inglês significa pressão positiva contínua nas vias aéreas.
aparelho-Intra-oral

Aparelho Intra-oral

O aparelho intra-oral é utilizado na boca durante o sono. A ação modifica a posição da mandíbula, língua e outras estruturas, o que promove o aumento do calibre das vias aéreas e o fortalecimento muscular da região. O procedimento é indicado nos casos de ronco e de apneia leve ou moderada, nas situações em que há a constatação de outros fatores após a realização do exame de polissonografia.
terapia-cognitiva-do-sono

Terapia Cognitivo Comportamental do Sono

A intervenção promove mudanças em costumes, pensamentos e ações que interferem na qualidade do sono, de forma a propiciar o desenvolvimento de hábitos saudáveis que favoreçam o repouso. É o principal tratamento para a insônia.
atividade-fisica

Prática de Exercícios Físicos

A prática regular de exercícios físicos é reconhecida pela Academia Americana de Medicina do Sono como um dos tratamentos para os distúrbios que afetam o padrão do repouso. O hábito traz diversos benefícios ao organismo, como a redução de peso, a regulação hormonal e a melhoria da qualidade de vida.
farmacologia

Fármacos

Em alguns casos, remédios podem ser utilizados para tratar as patologias do sono, conforme prescrição e acompanhamento médico.
medico-do-sono

Médico do Sono

O médico do sono é um especialista no diagnóstico e tratamento de transtornos do sono, sendo normalmente oriundo das áreas de otorrinolaringologia, cardiologia, pneumologia, neurologia e psiquiatria.
fisioterapia

Fisioterapia

A Fisioterapia auxilia na realização dos tratamentos, com um papel essencial nos processos de adaptação e no acompanhamento das intervenções. O profissional atua por meio de terapias respiratórias, posturais e no ajuste da ergonomia de colchões, travesseiros e outros itens.
fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo mantém e reestabelece as funções adequadas da mastigação, fala e respiração por meio da terapia miofuncional. A especialidade pode ser associada às intervenções da odontologia do sono e da fisioterapia do sono, o que potencializa os resultados do tratamento.
nutricao

Nutrição

A área atua na aplicação de um plano alimentar com foco na redução de peso e nas alterações comportamentais. Essa intervenção propicia a melhora na qualidade do sono e de vida.
MARQUE SUA CONSULTA 81 2123.0440
Fale Conosco